segunda-feira, junho 29, 2009

Novos Compositores Portugueses

Aqui vos apresentamos Miguel Teixeira, um jovem compositor que nos presenteia com um Ciclo de três peças para coro, e que para além deste seu peculiar talento enquanto compositor de música erudita, igualmente integra a formação do Coro Ricercare.

O Miguel Teixeira, Lisboeta nascido em 1987, é estudante do Curso de Composição na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), encontrando-se actualmente a finalizar o 2º ano.
Começou os seus estudos musicais académicos na Academia dos Amadores de Música onde frequentou as cadeiras de ATC com Pedro Rocha e Eurico Carrapatoso. mais um estudante de Direito que opta pela Música, foi aluno de composição de Carlos Marecos e hoje de Sérgio Azevedo.
Em 2008 e 2009 participa no projecto Peças Frescas, tendo estreado, até o momento, uma peça para instrumento solo, e uma peça de música de câmara (“Mar Sonoro”, para flauta solo, e “Vox Clamens”, para violino e piano) e, noutro evento, uma peça para a orquestra de sopros da ESML (“Messier 80”).
Frequentou seminários de António Pinho Vargas, Carlos Guedes, Emmanuel Nunes, Eurico Carrapatoso, Fernando Lapa, João Pedro Oliveira, Marc-André Dalbavie, Peter Hamel e Sérgio Azevedo, e participou no “Workshop de Direcção Coral” de 2009 em Évora com o professor e maestro Paulo Lourenço.


A não perder nos dias 6, 7 e 8, prometo-vos uma nova forma de encarar a musica contemporânea, espantem-se!


Ciclo para coro nas palavras do Compositor:

dedicado à minha mãe

“Sobre o golpe sem fundo do meu lado


Ia caindo o rio do teu pranto;


E o meu corpo pasmava, amortalhado,


De um rio amargo que adoçava tanto.”


excerto do poema "Pietà" de Miguel Torga,
in Diário I

Sem comentários: