quarta-feira, julho 07, 2010

Compositores no Concerto deste fim de semana


Sofia Sousa Rocha nasceu em 1986, na cidade de Braga.
Iniciou os seus estudos musicais aos sete anos, com aulas particulares de piano, ingressando aos onze anos no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Completou o 8º grau de Violino, com Manuel António Sá e durante o Ensino Secundário enveredou pela área de Composição, sob a orientação de Paulo Bastos.
Em 2004 ingressou no Curso de Composição na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), concluindo a Licenciatura com média final de 18 valores. Estudou com vários compositores de destaque da música contemporânea portuguesa: Christopher Bochmann, Luís Tinoco, Carlos Caires, Carlos Marecos, entre outros. Frequentou aulas particulares de canto com Sandra Medeiros entre 2005 e 2008. Actualmente estuda com Susana Teixeira.
Entre 2005 e 2008 integrou a organização dos Concertos “Peças Frescas” e do IV e V Festival de Música da ESML em 2006 e 2007 no S. Luiz Teatro Municipal.
Actividades recentes incluem a composição de novas peças encomendadas pela Antena 2 / Prémio Jovens Músicos e pelo Festival de Música de Alcobaça e a participação no II Atelier de Leitura da Orquestra do Algarve com “Papagaio sem penas” (2008), tendo sido posteriormente seleccionada para integrar a programação da Temporada 2008/09. Recebeu o 1º prémio do Concurso de Composição da ESML/Museu Nacional de Arqueologia na categoria de orquestra. Em 2009 foi seleccionada para o 7º Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses com a peça “Um e um” e participou no Concerto do Coro Ricercare e da Sinfonietta de Lisboa dedicado a Jovens Compositores Portugueses (2009) com a peça “Branco em branco”.
Actualmente frequenta o Mestrado em Música na ESML, sob orientação de António Pinho Vargas e é professora de Análise e Técnicas de Composição na Escola de Música do Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes.

Sem comentários: